sábado, 24 de outubro de 2009

Debate 2 - Existem muitas espécies de homem?


Os fatos: O universalismo dos Direitos do homem pretendeu defender direitos idênticos em todo o mundo. Mas ele facilitou a colonização e a destruição dos modelos de vida de civilizações julgadas indignas de uma certa ideia de homem, a nossa. É a pertinência a uma cultura que torna o homem um ser humano. Ora, as culturas divergem pelas sua línguas, seus costumes, seus gostos, seus ideais.

O problema filosófico: É preciso renunciar ao universalismo dos Direitos do homem e deixar que as diferentes civilizações sejam humanas cada uma à sua maneira?

Os argumentos presentes:

TESE A: Tudo é relativo.
Não vamos nos ingerir nisto: o que choca os outros não é da nossa conta e tem tanto valor quanto nossos costumes. Não há um modelo único de homem! Cada vez que sequer que outros povos possam se beneficiar de nosso progresso a identidade deles é ignorada.

TESE B: Tudo varia salvo os Direitos do homem.
O universalismo se contenta em dizer que todo ser humano tem direito ao respeito, de pensar, de viajar, de escolher sua vida, etc. Seu fundamento "natural" é que há uma só espécie humana porque todos os homens falam uma língua, pensam, amam, vivem numa civilização. A diferença entre as culturas é a riqueza da espécie humana única.


ATIVIDADE EM GRUPO:
1. O que o grupo concorda ou discorda da TESE A.
2. O que o grupo concorda ou discorda da TESE B.
3. Responder fazendo uma conclusão com relação à pergunta colocada no tópico: O problema filosófico. Justifiquem a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário