terça-feira, 3 de novembro de 2009

Debate 3 - A homossexualidade é contra a natureza?



Os fatos: O que era antes considerado um vício ou uma doença é cada vez mais admitido. Mas as pessoas de um mesmo sexo deveriam poder se casar legalmente? Serem autorizados para adotar filhos?

O problema filosófico: É possível que o amor não tenha nenhuma ligação, mesmo inconsciente, com o desejo de procriar que está na sua origem natural?


Argumentos presentes:

TESE A:
O desejo humano está livre de qualquer modelo e a homossexualidade não deveria ser julgada a partir de critérios de natureza. Os seres humanos são livres para amar independentemente das necessidades de procriação. O indivíduo não está a serviço da reprodução da espécie. Deve-se julgar uma relação de amor ou de desejo entre duas pessoas da mesma forma, sejam elas de sexo oposto ou não.

TESE B: A homossexualidade não é somente contra a natureza, mas é sobretudo contra a cultura que é a segunda natureza do homem. O sexo existe para a procriação, portanto, o sexo apenas como forma de prazer é contra a própria natureza do ser humano, já que casais homossexuais não têm como procriar. Culturalmente o objetivo do ser humano é procurar a diferença e não o que é igual, já que são as diferenças que nos enriquecem.


ATIVIDADE EM GRUPO:
O que o grupo concorda ou discorda da TESE A.
O que o grupo concorda ou discorda da TESE B.
Responder fazendo uma conclusão com relação à pergunta colocada no tópico: O problema filosófico. Justifiquem a resposta.

3 comentários:

  1. eu concordo com a tese A
    acredito q ser homossexual ñ é ter q ser julgado...ou criticado....

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a segunda tese, pois entendo que o homossexualismo é nojento, asqueroso e fere o ser humano na base fundamental de sua existência humana.

    ResponderExcluir
  3. o ser humanos nasce,como uma folha em branco, o tempo passa e começamos a introduzir informaçoes de acordo com experiencias.o homossexualismo existe pelo interesse de integrantes da sociedades em corromper os fracos,desprovidos de conhecimentos cientificos e natural.

    ResponderExcluir